Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Home / Notícias / Dr. GIANNI FRANCO SAMAJA

Dr. GIANNI FRANCO SAMAJA

“Na hora da compra de um garanhão ou da utilização de um garanhão, não adianta comprar o irmão do craque, o primo do craque ou o vizinho do craque; ou se compra o craque ou se continua assistindo tudo na cerca.”

Por Valdeci Gomes no dia em Notícias

Dr. GIANNI FRANCO SAMAJA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Nesta entrevista o Dr. Gianni Franco Samaja, (72), empresário, administrador de empresas e economista, renomado criador da raça Quarto de Milha, foi presidente da ABQM, conhecedor da raça, colaborador, inovador e realizador do maior Grande Prêmio do Brasil o MEGARACE. É um dos maiores proprietários de garanhões e matrizes que formam a base do plantel nacional da raça Quarto de Milha no Brasil.

Revista Victory Race - Quando começou a sua paixão por cavalo? E qual foi a raça?

Dr. Gianni Franco Samaja - Minha paixão por cavalos vêm desde a mais tenra idade (quatro anos) e já por hereditariedade, pois vêm de meu pai, minha mãe e de meu avô.

A princípio, a raça preferida foi a de cavalos de hipismo, uma vez que iniciei a montaria quando da transferência, em julho de 1941, da Sociedade Hípica Paulista de Pinheiros para o Brooklin, onde está até hoje.

Victory Race - Há quanto tempo é criador?  E quantos animais formam o seu plantel?

Dr. Gianni - Tendo comprado uma fazenda no município de Brotas/SP, iniciei a criação em 1968, mandando as éguas que aposentava na modalidade de salto (na qual eu competia), que foram as primeiras matrizes do meu criatório. Portanto, iniciei o criatório com animais de hipismo.

Conheci o Quarto de Milha através de dois vizinhos da fazenda, que já tinham essa raça; vendo a criação do Grupo Atalla e do Robert Campbell, me entusiasmei e decidi que seria essa a raça que iria criar, principalmente na linhagem corrida.

Então, em 1975, fui para os Estados Unidos e comprei cinco éguas de grande linhagem de corrida, todas prenhas. Começou, assim, com o nascimento dos produtos, em 1976, a criação do Quarto de Milha de corrida no meu haras.

Victory Race - Quais foram os principais garanhões do Haras Santo Ângelo?

Dr. Gianni - Naquele tempo era impossível trazer garanhões para temporada de monta, portanto, tinha que aproveitar os animais nascidos no Brasil.

No meu haras, nascidos aqui, tive: ANGEL MOON TRU, CAPPRICCIO MOON BAR, TOUCHLESS SA,  FAR WEST SA e BLAZEN BRYAN.

Comprei, também, coberturas de garanhões trazidos por outros criadores, tais como PASA BAR e THINK A MITE, ambos do Grupo Atalla, MR. THREE BARS, do Ruy Assumpção, PIVOT POINT e TIME TO THINK RICH, do Rancho das Américas, e DASH FOR CASH JR., do Samir Jubran.

Victory Race - Entre os garanhões acima citados, qual foi o maior destaque e por quê?

Dr. Gianni - Houve um momento em que senti a necessidade de trazer um garanhão do primeiro time americano, com sangue aberto, para que servisse em qualquer plantel. Foi então que, depois de acurada escolha, consegui comprar o BLAZEN BRYAN, que foi um marco no Brasil na criação do Quarto de Milha de corrida.  Era um animal de sangue aberto, conformação perfeita, de ossatura firme e bem balanceado.  Seus filhos estouraram na corrida, na conformação, no trabalho e na vaquejada.

Victory Race - Na hora da compra de seus garanhões, quais fatores são relevantes além da boa intuição?

Dr. Gianni - Na hora da compra de um garanhão ou da utilização de um garanhão, não adianta comprar o irmão do craque, o primo do craque ou o vizinho do craque; ou se compra o craque ou se continua assistindo tudo na cerca.

Como os craques nos Estados Unidos custam vários milhões de dólares, é inútil imaginar que se pode comprá-los, mas, como criadores, podemos arrendá-los para uma temporada de monta no hemisfério sul.

O que deve ser levado em conta na escolha são a linhagem genética, a conformação e a procriação, caso já tenha dado filhos nos Estados Unidos.

Victory Race - Quais são os garanhões que estarão cobrindo a temporada de 2009 no Haras Santo Angelo?

Dr. Gianni - Na temporada de monta sul-americana, estão servindo no Haras Santo Ângelo:

APPEALS KING SPECIAL, filho de STRAWFLY SPECIAL e QUEEN OF APPEALS, linhagem alta e linhagem baixa de craques;

GOLD MEDAL JESS, filho de MR. JESS PERRY, primeiro nas estatísticas americanas, e GOLD MEDAL DASH.

Victory Race - CORONA FOR ME atendeu suas expectativas?  Quando ele retornará ao Brasil?

Dr. Gianni - Com a perda do BLAZEN BRYAN, consegui, com muito custo, arrendar para três temporadas o CORONA FOR ME, do Jim e Marilyn Helzer.

Era um cavalo que preenchia todos os requisitos e somente consegui traze-lo porque o Jim Helzer tinha um irmão mais velho do CORONA, FEATURE MR. JESS, que considerava muito bom.

Victory Race - Existe esperança do CORONA FOR ME ficar definitiva-mente no Brasil?

Dr. Gianni - Com a perda do reprodutor FEATURE MR. JESS em um incêndio, ficou descartada qualquer hipótese da vinda do CORONA FOR ME, pois ele iria substituir a lacuna deixada pelo FEATURE MR. JESS.

Victory Race - Entre tantas matrizes excepcionais, quais citariam como principais destaques do Haras Santo Ângelo como reprodutoras?

Dr. Gianni - Para citar matrizes excepcionais, além da qualidade genética, deve - se ver os potros por ela produzidos.

Como exemplo, cito REBS DARLIN, cujos filhos (todos sem exceção) foram craques.  REBS DARLIN é da linhagem de REBS POLICY, que nos Estados Unidos também se destacou como reprodutora.

Victory Race - Quando resolveu correr seus animais nos Estados Unidos?  Como foi a corrida e qual foi o animal?

Dr. Gianni - Houve um ano em que ganhei a sorte grande e tirei uma craque no Brasil: ela se chamava GEA MOON. Não havia competidores para ela no Brasil, portanto, imaginei que poderia ter sucesso também nos Estados Unidos. Mandei a égua aos cuidados de um amigo, veterinário, chefe da Universidade de Davis, o qual acompanhou a campanha da mesma com sucesso e Aladin Bryan SA quebrou o recorde dos 503 ms. nos EUA.

Victory Race - Em 2009, tem algum animal da sua criação fazendo campanha nos Estados Unidos? Quais?

Dr. Gianni - Em 2009, tenho vários animais de minha criação correndo nos Estados Unidos, a começar por FANTASTIC CORONA JR., filho de CORONA CARTEL na mãe SPECIAL QUEEN, hoje um dos melhores potros americanos.  Além dele, tenho HUSTLED, CORONA FÁCIL, GATHER THE ROSES, GET HIM OUT, etc.

Victory Race - Como o Senhor vê o Mercado da raça Quarto de Milha de velocidade hoje, no Brasil?

Dr. Gianni - O mercado do cavalo Quarto de Milha de velocidade no Brasil é firmíssimo.

Victory Race - Em sua opinião quais os principais fatores que contribuem ou contribuíram para evolução da raça Quarto de Milha no Brasil?

Dr. Gianni - Quem tem um plantel desta raça tem realmente um patrimônio. Sem dúvida, isto se deve à seriedade da Associação, que tem Ovídio Vieira Ferreira como Presidente, que nos dá certeza da honestidade e integridade em todos seus atos.

Victory Race - Como ex-presidente da ABQM, qual seu comentário sobre esta entidade hoje?

Dr. Gianni - Como ex-presidente da ABQM, no período de 1983 a 1985 tem a dizer que desde aquela época, o objetivo da Associação foi colocar o cavalo, ao maior número de fazendeiros, de seus filhos e dos peões que trabalham nas fazendas.

O incentivo vem não só da qualidade intrínseca dos animais, mas das provas que a Associação patrocina para todos seus filiados.

Aceite, Valdeci, minhas cordiais saudações, esperando ter atendido seus objetivos.

Victory Race - Agradecemos o carinho e a boa vontade do Dr. Gianni por esta entrevista exclusiva e com informações de extrema importância ao conhecimento dos nossos leitores.


Olá, deixe seu comentário para Dr. GIANNI FRANCO SAMAJA

Enviando Comentário Fechar :/