Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Home / Notícias / DEPOIS DA PRENHEZ, CUIDAR É PRECISO...

DEPOIS DA PRENHEZ, CUIDAR É PRECISO...

Já se vão os anos em que criar cavalos de raça era apenas um hobbie para pessoas abastadas financeiramente. Hoje podemos contar no mercado com diversos perfis de criadores, principalmente do Quarto de Milha, pela sua versatilidade.

Por Valdeci Gomes no dia em Notícias

DEPOIS DA PRENHEZ, CUIDAR É PRECISO...
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A eqüinocultura, quando bem conduzida, permite resultados satisfatórios, o que possibilita a integração de criadores de diferentes modalidades, tanto de grande, médio ou pequeno porte, o mercado é bastante amplo para acolher a todos, podendo tornar-se uma alternativa econômica bem-sucedida.

Mas para ter um bom plantel e se destacar no mercado é necessário muito empenho e essencial, de início, adquirir uma égua de genética superior. Escolher o melhor acasalamento também é fundamental para o sucesso.

Após a escolha do garanhão ideal, o próximo passo é a efetivação da prenhez, que pode ser de modo natural ou através de transferência de embrião. Concretizada a prenhez, é hora de iniciar os cuidados que mãe e feto necessitam e que são primordiais para o nascimento de um produto saudável.

É um grande equívoco pensar em cuidar do produto somente após seu nascimento, pois ele é o futuro dessa criação e sua formação intrauterina é que irá garantir seu potencial de desenvolvimento para toda a vida.

As éguas prenhes necessitam de uma pastagem de boa qualidade, em quantidade ideal, local limpo para evitar os riscos com acidentes, água fresca à vontade, sais minerais, vacinas e vermífugos, com o acompanhamento da gestação por um profissional, de acordo com o manejo implantado na localidade.

No terço final de gestação é importantíssimo suplementar bem a égua, complementar a alimentação com rações balanceadas, para um maior desenvolvimento do feto, pois é a época em que o mesmo está crescendo e ganhando peso, requerendo uma demanda maior de nutrientes. Esse desenvolvimento se dá devido ao potencial genético para o crescimento e os limites impostos no suprimento dos nutrientes da mãe. A disponibilidade de mineral à vontade para os animais é essencial em todas as fases da vida dos equinos, mas na gestação, lactação e em potros em crescimento é fundamental (no caso dos produtos, devido a sua formação e crescimento que é muito rápido durante o primeiro ano de vida).

O parto também é um momento muito importante neste cenário e requer um ambiente tranquilo onde a égua se sinta segura, pois um dos motivos pelo qual, é que ele ocorre preferencialmente á noite.

DEPOIS DA PRENHEZ, CUIDAR É PRECISO...

A eliminação da placenta é algo que deve ser observado à distância sem incomodar mãe e filho e não sendo expulsa em até 8 horas após o parto deve-se chamar um profissional para efetuar os procedimentos necessários. Sua retenção pode causar sérios problemas tanto para a égua como para o produto, resultando em enfermidades como: toxemia, laminite, febre e consequente diminuição do leite.

Normalmente um produto saudável se esforça para se livrar dos restos do parto, fica em pé no período de uma ou duas horas, procura o úbere da mãe e suga o teto com avidez. É importante lembrar que a égua primípara normalmente tem um parto mais demorado e difícil que pode causar desconforto fazendo com que não permita que o potro mame e até rejeite o filho. Uma boa avaliação da situação e a intervenção rápida do veterinário pode sanar esse problema e não causar danos maiores para mãe e filho.

DEPOIS DA PRENHEZ, CUIDAR É PRECISO...

Ao nascer, o produto não tem nenhuma defesa contra os micro-organismos presentes no meio ambiente. Garantir que ele se alimente de um colostro de boa qualidade nas primeiras horas de vida, irá protegê-lo durante as primeiras semanas, porém isso só será possível se tiverem sido efetuados os cuidados com a égua gestante em todas as etapas de sua gestação.

DEPOIS DA PRENHEZ, CUIDAR É PRECISO...

A queima do umbigo é uma prática simples e eficaz de higiene, um procedimento que permite cuidar de sua sanidade. O umbigo é uma porta de entrada para os micro-organismos, já que os pequenos possuem o hábito de mamar e em seguida se deitarem, mantendo um contato constante com o solo, tornando-se assim presas fáceis de contaminação.

DEPOIS DA PRENHEZ, CUIDAR É PRECISO...

Além de todos esses cuidados há o que eu chamo de fator primordial: Dedicação. Sem dedicação fica difícil falar de cavalos...o criador de cavalos precisa ter o animal na alma. Sentir e saber interpretar suas atitudes...já é um bom começo para o início do sucesso!

DEPOIS DA PRENHEZ, CUIDAR É PRECISO...

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para DEPOIS DA PRENHEZ, CUIDAR É PRECISO...

Enviando Comentário Fechar :/